Fatos e fábulas sobre gordura

A gordura é saborosa, mas também contém muita energia. É, portanto, conhecido como um mais grosso. No entanto, nem toda gordura é prejudicial à saúde. De fato, comer gorduras insaturadas reduz o risco de doença cardiovascular. É hora de listar fatos e fábulas.

O que é gordo?

A gordura é uma fonte de energia para o corpo, consiste em ácidos graxos e fornece 9 quilocalorias por grama. Para comparação: carboidratos e proteínas fornecem 4 kcal por grama e álcool 7 kcal.

Você tem 2 tipos diferentes de gordura: gordura saturada e gordura insaturada. A diferença está na estrutura das moléculas de gordura. Devido à diferença de estrutura, o corpo lida com a gordura saturada de maneira diferente da gordura não saturada.

A gordura nos alimentos sempre consiste em uma combinação de gordura saturada e gordura insaturada.

Saudável ou insalubre?

Como com todos os alimentos: tudo com moderação. Se você estiver acima do peso, é bom estar ciente de que a gordura contém muitas calorias. Mas não comer gordura é uma má idéia. A gordura não é apenas uma fonte de energia, mas também uma importante fonte de vitaminas A, D e E. Essas vitaminas são solúveis apenas na gordura, não na água. Você não pode absorvê-los adequadamente sem gordura.

Além disso, a gordura fornece ácidos graxos essenciais (ácido linoleico e alfa linolênico). Estes são ácidos graxos que seu corpo não pode produzir por si próprio. Você só pode obtê-los através da comida. Suas células precisam desses ácidos graxos como blocos de construção. Por exemplo, gorduras são necessárias para seus olhos e seu cérebro e músculos funcionarem corretamente.

Gordura saturada e insaturada

Você não deve comer muita gordura saturada. Tem um efeito adverso sobre os níveis de colesterol. Isso ocorre porque a gordura saturada aumenta o colesterol LDL, o que não é bom para os vasos sanguíneos. Gorduras insaturadas reduzem o colesterol LDL.

Você reduz o risco de doença cardíaca se ingerir alimentos ricos em ácidos graxos insaturados, como o ácido linoleico e o ácido alfa linolênico. Portanto, tente substituir gorduras saturadas por gorduras insaturadas.

7 dicas para substituir a gordura saturada por gordura insaturada

  • Substitua a manteiga ou margarina dura no pão por margarina com pouca gordura ou margarina macia
  • Em vez de uma tigela de batatas fritas, coma um punhado de nozes.
  • Substitua a carne gordurosa, como tentilhões, por peixes gordurosos, como salmão e cavala.
  • Asse em óleo ou manteiga líquida em vez de produtos de panificação rígidos, como manteiga ou óleo de coco.
  • Se você assar um bolo, poderá substituir a manteiga por óleo.
  • Substitua a pasta de chocolate ou granulado de chocolate no pão com manteiga de amendoim; de preferência a variedade de 100% de amendoim, sem aditivos como açúcar e sal.
  • Coloque as azeitonas no seu prato, em vez de fatias de lingüiça e queijo.

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A gordura saturada contém mais quilocalorias do que a gordura não saturada

Fábula –  Tanto a gordura saturada quanto a insaturada contêm 9 kcal por grama. Para comparação: carboidratos e proteínas fornecem 4 kcal por grama e álcool 7 kcal.

Gordura contém mais calorias que açúcar

Fato – A  gordura contém 9 kcal por grama, o açúcar contém 4 kcal por grama. Portanto, 1 grama de gordura fornece mais que o dobro de energia que 1 grama de açúcar.

Abacate é duas vezes mais gordo que sorvete

Fato –  quase um quinto de um abacate consiste em gordura. Sorvete contém cerca de 10% de gordura. No entanto, o abacate é uma escolha mais saudável. Quase todas as gorduras são insaturadas. Além disso, um abacate também contém vitaminas e fibras .

Comer gordura faz você engordar

Fábula –  Embora a gordura contenha muitas calorias, você precisa dela em uma dieta saudável. Você só engorda se comer demais e, como resultado, obtém mais energia do que queima. Mas isso se aplica à comida em geral.

As mulheres podem ter uma porcentagem de gordura maior que os homens

Fato – As  mulheres naturalmente têm uma porcentagem de gordura mais alta que os homens. Nas mulheres adultas, um percentual de gordura saudável está entre 22-38%, dependendo da idade. Nos homens adultos, um percentual de gordura saudável está entre 10 e 26%, dependendo da idade.

Os açúcares podem ser convertidos em gordura pelo seu corpo

Fato – Os  açúcares que não são queimados diretamente pelo corpo podem ser armazenados. Seu corpo então converte esses açúcares em gordura.

Comer gordura satura mais do que alimentos ricos em carboidratos

Fato – A  gordura permanece no estômago por mais tempo e, portanto, dá uma sensação de saciedade por mais tempo.

As nozes de macadâmia consistem em 3/4 de gordura

Fato –  Nozes são ricos em gordura. Mais da metade das amêndoas consistem em gordura. Macadamotes contêm nada menos que 75% de gordura. Felizmente, as nozes contêm muitos ácidos graxos insaturados saudáveis.

Seu IMC é igual ao seu percentual de gordura

Fábula –  O Índice de Massa Corporal ( IMC ) é uma medida do seu peso em relação à sua altura. Indica se você tem um peso saudável e não diz nada sobre seu percentual de gordura. Seu percentual de gordura pode ser medido de várias maneiras, por exemplo, através de uma medição de dobras cutâneas. Algumas escalas também podem dar uma indicação do percentual de gordura.

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As gorduras vegetais são sempre insaturadas

Fábula –  A maioria das gorduras vegetais é praticamente insaturada , como o azeite ou o óleo de girassol. Estes são líquidos à temperatura ambiente. Mas há exceções, por exemplo, a gordura de coco e a gordura de cacau são amplamente saturadas.

Um bife de bacon é quase 15 vezes mais gordo que o filé de frango

Fato – o  filé de frango contém aproximadamente 1,5-2% de gordura. Quase 1/3 de um bife de bacon despreparado consiste em gordura. Infelizmente, grande parte disso está saturada.

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